O Método Europeu

Sobre o Método Europeu de Futebol aplicado na Escolinha Torino LIC Florianópolis

A metodologia consiste de uma combinação de cultura, disciplina, treinamentos específicos técnicos, diversas avaliações, tudo sob o olhar seletivo de profissionais com vivência nos gramados europeus.

Estamos formatando nossos manuais de treinamento, pois nosso objetivo é a padronização dos treinamentos e das avaliações da escola, a fim de oferecer a mesma qualidade em outras futuras unidades. Isso nos proporcionará o controle de todas as aulas aplicadas, além de vincular o nosso DNA nos atletas e nos colaboradores da escolinha. 

Conseguimos destacar alguns itens de nosso método:

A imersão do atleta à mentalidade e o perfil do povo europeu, fazendo com que os participantes do projeto se enriqueçam culturalmente;

O desenvolvimento da disciplina, do respeito, da dedicação, da contribuição física e da leitura técnica e estratégica do futebol;

A variação de atividades, sempre estimulante e envolvente, objetivando sempre o “PENSAR ANTES DE AGIR”, na busca da melhor solução, com rapidez. 




O Diferencial da Escolinha de Futebol Torino LIC


Desenvolvemos um planejamento sobre cada atleta, avaliando seu potencial, identificando as suas debilidades e seus talentos.  As avaliações técnicas são semestrais e atuamos especificamente sobre as debilidades identificadas.

Temos profissionais de psicologia para atender o individuo e ajudar no equilíbrio psicoemocional, além da resiliência e, mais importante, sobre frustrações que possam ocorrer. Aplicamos avaliações de: 

Perfil psicológico; 

Teste vocacional; 

Perfil sócio intelectual;

Teste para identificar a reação do atleta aos níveis de pressão que o profissional é submetido durante a carreira.


Aplicamos atividades de inteligência tática e estratégica para que o atleta entenda rapidamente as oportunidades durante o jogo e neutralize a ofensividade dos adversários.



Temos parcerias com alguns clubes de futebol de várias divisões na Europa como Torino F.C. - Itália, Roma A.C. (Itália),  Cuneo (Itália), e SpVgg Unterhaching (Alemanha). 

Utilizamos de vários profissionais extracampo, como fisioterapeutas, advogados, profissionais de educação física, assessores no Brasil e na Itália, psicólogos e tradutores.

Aplicamos avaliações técnica, físicas e psicológicas periodicamente.